Pages

Subscribe:
Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Terceiro Workshop Sobre Governança Metropolitana Acontece Em Pinda


A subregião de Taubaté com dez cidades se reúne em Pindamonhagaba em ano bissexto. Isso mesmo. Só daqui a quatro anos haverá outro dia 29 de fevereiro para se comemorar a realização do terceiro workshop Construindo a Governança Metropolitanada Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale).
Foram três workshops em fevereiro nas cidades de JacareíQueluz e Pindamonhangaba. Na próxima semana, será a vez de Aparecida (8) Ilhabela (9) de março, reunir o Secretário de Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido, Prefeitos e Vereadores, Deputados e sociedade civil da região.
É por meio dessas reuniões que se está montando o Conselho Consultivo que terá até três representante da sociedade civil. Provavelmente, esses conselheiro já possam tomar posse por volta do dia 20 a 25 deste mês. Dessa forma será possível fazer a articulação das cidades de maneira global, pois muda-se “o conceito, o espírito, a relação, a solidariedade, a forma de se construir o desenvolvimento”, declarou o Edson  Aparecido.
Apesar de já ter escritórios definidos nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Cruzeiro e Caraguatatuba, há ainda controvérsias. O Prefeito de Pinda, João Ribeiro, pleteia para sua cidade o escritório da futura agência que irá realizar os trabalhos que hoje são feitos pela Emplasa.
“A gente quer, lá no futuro, quando for discutida essa agencia, a gente pleiteia que seja em Pinda. Uma razão seria a localização dela: geograficamente, as distâncias ficam mais democráticas, pois aqui que é o centro da Vale, entre a região serrana e o litoral,”defende.
Mas essa será uma decisão democrática da RM Vale e não dependerá da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. ”Esta é uma decisão coletiva, nós vamos ouvir os 39 prefeitos. No momento adequado, depois da posse do Conselho, nós vamos fazer essa discussão”, confirmou Edson Aparecido.

Antonia Alves
Editora do Portal RM Vale

0 comentários:

Postar um comentário